18 de janeiro de 2018

Especial Redesol MG: acompanhamos a Expocatadores 2017, maior evento de catadores do Brasil

Foto: Diego Cota/Redesol MG

A Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG) esteve presente na Expocatadores 2017, realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O evento reuniu catadores de todas as regiões do Brasil para debater as pautas do Movimento Nacional das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) para 2018.


Confira o especial da Redesol MG sobre o evento



Catadores da Redesol MG presentes no Evento (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

Expocatadores

Imagem: Site Oficial/Expocatadores

O evento é o maior da classe de trabalhadores de resíduos sólidos do país. Realizado anualmente, a edição de 2017 foi a oitava em sua história. Na ocasião, conhecimentos são compartilhados com os participantes, por meio de painéis de debates. São montadas exposições de projetos sociais e uma feira de artesanato. Além disso, iniciativas e novas tecnologias que contribuem na cadeia da reciclagem são apresentadas aos catadores.


Movimento Nacional das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

Foto: Diego Cota/Redesol MG

A entidade é um movimento social que organiza os trabalhadores de materiais recicláveis do Brasil há quase duas décadas. O princípio da organização é garantir a independência da classe visando o protagonismo dos catadores na defesa dos seus interesses no espaço da política brasileira.


Salvador é logo ali


No encerramento da plenária final da Expocatadores 2017 foi revelado o local do encontro de 2018. Será em Salvador, capital da Bahia. Nos próximos meses, o MNCR vai divulgar informações sobre a próxima edição. Fique atento e prepare sua caravana. Até lá!