18 de janeiro de 2018

Movimento Nacional dos Catadores estabelece criação de carteira de classe

Foto: Diego Cota/Redesol MG

Os catadores de materiais recicláveis do Brasil vão ser cadastrados para ter carteiras de classe. Essa foi uma das novidades aprovadas pela plenária nacional do Movimento Nacional das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), realizada na quarta-feira (13/12), durante a Expocatadores 2017, que aconteceu de 11 a 13 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF.

A medida tem como objetivo combater o crescimento das chamadas “coopergatos”, empreendimentos formalizados por empresários, que não seguem a política do cooperativismo e usam da mão de obra dos catadores, aproveitando de possíveis benefícios à classe, visando lucro próprio. O MNCR tem como proposta radicalizar a organização para construir a reciclagem popular no Brasil.

Mudanças para ingressar na comissão nacional

O movimento também alterou as regras para composição das executivas estaduais e para o ingresso do catador na comissão nacional. A partir de 2018, 50% das vagas de cada estado deve ser ocupada exclusivamente por catadoras e a outra metade será aberta para catadoras e catadores. Já para fazer parte da comissão nacional, o trabalhador deve ter, no mínimo, seis anos de atuação dentro do MNCR.