Missão

Atuar em defesa de uma melhor qualidade de vida e autonomia para os trabalhadores e trabalhadoras da coleta e triagem de materiais recicláveis de Minas Gerais, enfatizando os valores do cooperativismo, da economia solidária, da sustentabilidade ambiental e do tratamento humano igualitário na comercialização  dentro da cadeia de reciclagem.

Visão: Ser uma rede Solidária de cooperativas e associações de materiais recicláveis referência na cadeia de reciclagem, através da autogestão dos catadores de materiais recicláveis.

Acreditamos que o desenvolvimento dos empreendimentos deve ter por lógica o desenvolvimento das pessoas e da sociedade a partir dos seguintes valores e princípios:

Solidariedade enquanto compromisso ético-político com a igualdade entre os seres humanos e como prática de partilha na defesa da vida.

Sustentabilidade dos processos de desenvolvimento, articulando a inclusão social, educação ambiental, valorização da cultura e socialização das riquezas; levando em conta as diversidades regionais e locais.

Dignidade humana e qualidade de vida como exigências fundamentais para o desenvolvimento institucional e pessoal.

Democracia como valor universal e como método de tomada de decisão institucional.