Histórico

Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG) é uma central de empreendimentos solidários, que atuam na Região Metropolitana de Belo Horizonte, hoje formada por 34 municípios.

Foi composta inicialmente em 2002, por dois grupos da reciclagem: o grupo do Conjunto União (que depois se constituiu na Coopersoli) e a Coopinvicta (que depois se dissolveu). Em 2004, essa discussão sobre articulação dos grupos de reciclagem foi retomada, contando com a participação dos seguintes empreendimentos: Coopersoli Barreiro, Comarp, Astemarp e Coocapel (Associrecicle).

Neste mesmo ano, Coopersoli e Comarp se filiaram a Unisol Brasil, central de empreendimentos econômicos solidários. A afiliação à Unisol Brasil de diversos empreendimentos ligados à área de reciclagem constituiu, para os grupos, uma possibilidade tanto de apoio mútuo como de luta fortalecida. Foi daí que partiu o sonho de formalizar uma rede e a necessidade de colocar e partilhar demandas.  

Em setembro de 2004, com a participação da Coopersoli e Comarp, foi realizado um Planejamento Estratégico Participativo, no qual buscou-se definir e articular ações estratégicas da rede. A apresentação dos resultados do planejamento aos grupos, reforçou a necessidade da atuação em rede. Neste mesmo ano, Enrico Giusti – ISCOS/ NEXUS, conheceu as cooperativas de Belo Horizonte e decidiu apoiar um projeto de organização em rede dos empreendimentos. Este projeto teve início em 2006 e  possibilitou a estruturação e organização da Redesol.

De 2005 a 2009, o Projeto Tzedaká, desenvolvido pela Lenun Ambiental, em parceria com a SLU PBH, e apoio de diversos parceiros públicos e privados, desenvolveu ações de formação com alguns empreendimentos de reciclagem do municípios, dentre elas a Comarp, a Coopersoli, a Coopersol Leste, Coopersol Venda Nova e a Coopemar. Através deste projeto, foi realizado, pela primeira vez, um processo de comercialização das embalagens longa vida de forma conjunta por quatro empreendimentos, contando com o apoio da empresa Tetra Pak. Atualmente a Redesol continua contanto com o apoio e acompanhamento da empresa Lenum Ambiental, sob coordenação de Nícia Mafra e seus colaboradores, em diversas ações.

No segundo semestre de 2010, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania e a Superintendência da CEF - Regional Norte de Minas, os empreendimentos foram contemplados com o Projeto CAIXA - ODM, que viabilizou os trâmites jurídicos e contábeis para formalização da Central de Cooperativas Redesol MG na Junta Comercial, a formação de um grupo gestor e a realização de um vídeo institucional.

É importante ressaltar ainda que, além desses empreendimentos, várias entidades (Unisol Brasil, ISCOS / NEXUS, SLU - Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, ADS-MG – Agência de desenvolvimento Solidário, Ong Moradia e Cidadania, Fundação Banco do Brasil) também estão participando, ou participaram, das discussões visando a construção e consolidação dessa Central de Negócios.