25 de setembro de 2017

Associações filiadas à Redesol MG discutem rumo da coleta seletiva na região metropolitana de Belo Horizonte

Arte: Diego Cota/Redesol MG

Em setembro, encontros regionais do Fórum Lixo e Cidadania marcaram mais uma etapa em busca por avanços para os empreendimentos

A discussão sobre implantação e desenvolvimento da coleta seletiva, com objetivo de alcançar autonomia das entidades de recicladores no processo, avança na região metropolitana de Belo Horizonte e tem como protagonistas empreendimentos filiados à Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG).

Em setembro, fóruns lixo e cidadania reforçaram a importância da pauta junto aos gestores públicos, parceiros e sociedade civil. A Associação de Reciclagem de Nova União (Unicicla) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo (Acamares) promoveram o Fórum Regional de Nova União, Bom Jesus do Amparo e Taquaraçú de Minas e o Fórum Regional de Mário Campos e Sarzedo, respectivamente.

Unicicla almeja inclusão dos catadores no trabalho da coleta seletiva


Nova União sediou o fórum regional, na segunda-feira (11/09). Realizado na Escola Estadual Coronel José Nunes Melo Junior, o encontro teve como pauta principal a contratação da Unicicla para execução da coleta seletiva, já implantada na cidade. O processo tem como objetivo promover renda aos associados e também visa retribuir, ao empreendimento, o serviço prestado à comunidade.

Há um ano em funcionamento, o fórum obteve conquistas importantes para o setor e para a população. A mais expressiva foi o fechamento do lixão irregular que havia na cidade. Com isso, a coleta ganhou força e esse é um fator que impacta diretamente na atividade realizada pelos trabalhadores da reciclagem. Desde a criação, a Unicicla é a principal articuladora do diálogo com os integrantes e leva para as discussões os interesses da categoria.

A reunião contou com a presença dos prefeitos de Nova União, Ailton Guimarães, e de Bom Jesus do Amparo, Dário Ferreira, além de gestores da Secretária de Meio Ambiente de Taquaraçú de Minas. A Redesol foi representada pela Diretora Presidente Ivaneide Souza, e pela Presidente da Acamares, Marli Beraldo.

Acamares fomenta debate sobre implantação do serviço em Sarzedo


Na quarta-feira (20/09), a Acamares coordenou o segundo encontro regional do Fórum Lixo e Cidadania de Mário Campos e Sarzedo, realizado na Câmara Municipal de Sarzedo. A ocasião visa criar um espaço para discussão contínua sobre a gestão e manejo dos resíduos sólidos, além de amadurecer o debate referente à implantação da coleta seletiva em Sarzedo, fato que é realidade no município de Mário Campos, desde dezembro de 2014.

Assim como em Nova União, o objetivo é, também, proporcionar melhores condições de trabalho aos recicladores, ao mesmo tempo em que garanta a preservação do meio ambiente e dissemine boas práticas. A reunião contou com a presença de gestores públicos e representantes de empreendimentos das cidades de Sarzedo, Mario Campos, Ibirité, Contagem e Belo Horizonte.