15 de abril de 2022

Catadores da Associrecicle-BH receberam caminhão por meio de programa da Abihpec

Caminhão vai possibilitar maior capacidade de deslocamento de cargas (Fotos: Diego Cota/Redesol)

A Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle-BH), empreendimento de catadores filiado à Redesol, recebeu um novo veículo para transporte de cargas, por meio do programa de logística reversa Dê a Mão para o Futuro, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), assessorado pela LM Consultoria. A entrega do caminhão modelo Daily 55-170 ocorreu na segunda-feira (28/03), na concessionária Iveco Deva, em Betim/MG.

Segundo a presidente da Associrecicle-BH, Lindalva Margarida Portelo, o veículo chega para suprir a necessidade de aumento da capacidade de deslocamento de cargas. “Hoje nós temos um caminhão pequeno que não comporta a quantidade de material que costumamos coletar, aí temos que dar de duas a três viagens. Com esse novo, que é maior, a expectativa é que com uma viagem nós façamos as coletas”, contou.


Entre os pontos positivos está a economia de combustível com a redução do número de viagens, além da possibilidade de aumento da capacidade produtiva do empreendimento, como apontou a catadora Adenilia Aparecida Portela. “Com ele, vamos atrás de mais recicláveis para poder gerar mais renda e trabalho para os associados”.

O desejo de ampliação da produtividade é um dos objetivos do programa Dê a Mão para o Futuro, que visa contribuir para o incremento dos índices de reciclagem no Brasil. “Vendo as conquistas, por meio dos projetos, com tudo que pode estar ajudando a associação e os associados na renda, é um incentivo para poder buscar mais oportunidades para ampliar a produção”, disse Adenilia.


Programa Dê a mão para o futuro – reciclagem, trabalho e renda

Atualmente atuando em dois empreendimentos filiados à Redesol (Associrecicle-BH e Coomarp Pampulha), o programa de logística reversa tem como objetivo propiciar a volta das embalagens pós-consumo para o processo produtivo como matéria-prima para novos produtos. O Dê a mão para o futuro teve início, em 2006, atuando em dez cooperativas de quatro municípios, no Estado de Santa Catarina. Hoje, ele está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

Confira nossa publicação no Instagram da Redesol