2 de julho de 2020

Em parceria com MPMG, Projeto Revitaliza Unicicla muda realidade dos catadores de Nova União

Prédio da sede da associação foi amplamente reformado (Fotos: Divulgação/Unicicla)

Uma iniciativa da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), que contou com fomento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), proporcionou melhores condições de trabalho aos catadores da cidade, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Projeto Revitaliza Unicicla, executado entre os meses de fevereiro e abril, modernizou a estrutura do empreendimento com uma série de reformas no espaço.

As ações garantiram mais segurança e salubridade aos trabalhadores. O presidente da Unicicla, Anderson Viana, contou sobre as melhorias, entre elas a mudança de ânimo para o trabalho. “Antes a realidade do nosso empreendimento era de precariedade. Esse projeto trouxe bem-estar e qualidade de vida, com condições dignas e humanas. Nós estamos mais animados. Hoje contamos com espaço para descansar após o almoço, de convivência, para as tarefas administrativas e reuniões. Está tudo mais agradável”, disse.

Uma das etapas do projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova União que realizou o serviço de terraplanagem no terreno onde está localizada a associação.

Durante os meses de execução foram feitas: reforma no prédio administrativo; benfeitorias na cozinha, banheiros, área de vivência e sala de reuniões; assentamento de cerâmica; pintura nas paredes internas e externas; assentamento de portas e janelas de aço, juntamente com grades nas janelas; reparo no telhado; cobertura na parte externa do prédio; instalação de portão de grade na entrada do terreno; colocação de placa de identificação do empreendimento.

Grades nas janelas garantem mas segurança aos catadores


O valor investido no projeto vai contemplar também ações de educação ambiental, que serão executadas pela associação de catadores após a pandemia do Coronavírus. O recurso foi obtido junto ao MPMG, por meio da Comarca de Caeté, e é fruto de uma verba indenizatória de cunho ambiental. A seleção do Projeto Revitaliza Unicicla foi realizada através da plataforma Semente, utilizada para submissão de projetos e mantida pelo Centro Mineiro de Aliança Intersetoriais (CeMais) e MPMG.

Filiada da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol), a Unicicla tem buscado, ao longo de sua história, mostrar que é possível obter avanços significativos para os catadores, por meio da articulação com o poder público. Para Anderson Viana, essa é mais uma iniciativa que reforça a autonomia da associação no planejamento das ações e no compromisso para o desenvolvimento da gestão de resíduos nas cidades onde atua.

“A avaliação de tudo é bem positiva, no sentido também da credibilidade que passamos para a promotoria de Caeté. Os recursos foram bem aplicados, aproveitando o máximo possível. Deu pra fazer tudo que queríamos e sanou de uma vez por todas as dificuldades que a gente tinha. Atendeu as expectativas dos catadores e foi até além. Deu mais visibilidade para o grupo perante a comunidade e mostrou a independência do empreendimento para execução de projetos”, afirmou.



Atuação regional


Dentro da região da Comarca de Caeté, a atuação da Unicicla em causas ambientais não se restringe apenas ao município de Nova União. O grupo tem representação ativa no Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Rio Taquaraçu e no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Assistência Social de Nova União. Além disso, articula parcerias para o desenvolvimento de programas de gestão de resíduos sólidos recicláveis nas cidades de Taquaraçu de Minas e Bom Jesus do Amparo, onde está localizada outra unidade da associação.

Para o presidente da Unicicla, o bom resultado do projeto vai favorecer o fortalecimento das políticas de gestão de resíduos na região. “Nova União tem ganhado protagonismo, sendo referência na região. O espaço onde foi investido o recurso está se tornando uma central regional de recebimento e triagem de materiais recicláveis. É uma referência que contribui para que os municípios possam diminuir a quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários ou encerrar com seus lixões”, explicou.

Ampliação do galpão de triagem


Outra obra concluída no terreno onde está localizada a associação foi a ampliação do galpão de triagem de materiais. O novo espaço para trabalho tem dimensões de 12 metros de largura, por 14 de comprimento e seis de altura. Sua construção foi possível por meio da intervenção do Programa Reciclar Pelo Brasil, uma plataforma mantida pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat). O principal objetivo da estrutura é minimizar os impactos causados pelas chuvas no dia a dia dos trabalhadores.

Estrutura do galpão da Unicicla, em 2018

Unicicla após ampliação do galpão