29 de outubro de 2020

Campanha de arrecadação visa auxiliar catadores durante retomada da coleta seletiva de Belo Horizonte

Associações e cooperativas realizam atividade de triagem e coleta de recicláveis em BH (Foto: Divulgação/Redesol)

Está no ar a campanha Retomada da Coleta Seletiva de BH. A iniciativa da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol), que pode ser acessada por meio da plataforma Benfeitoria, tem como objetivo a arrecadação de fundos para custear as despesas operacionais dos quatro empreendimentos filiados à rede, em Belo Horizonte, e garantir uma renda mínima aos catadores durante o retorno das atividades.


Confira nosso vídeo:


Com a adoção de medidas de isolamento social, em março de 2020, as atividades dos catadores, que compreendem o serviço de coleta seletiva porta a porta e a triagem de materiais recicláveis nos galpões, foram suspensas, impactando profundamente os empreendimentos. Atualmente, os trabalhadores e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) trabalham pela retomada do serviço com segurança, seguindo os protocolos para evitar o contágio da Covid-19.

A paralisação tirou, da noite para o dia, o sustento de centenas de catadores da capital e deixou as associações e cooperativas em situação de vulnerabilidade financeira. Segundo a presidente da Redesol, Ivaneide da Silva Souza, hoje elas se encontram sem recursos para a retomada da coleta seletiva, devido ao tempo que as atividades estão suspensas.

Ela acredita que a campanha pode trazer a seguridade aos catadores para realizar o trabalho, uma vez que a retomada promete um ritmo mais intenso. “No primeiro momento, os esforços deverão ser redobrados, uma vez que a população vai precisar ser mobilizada para separar os resíduos recicláveis e encaminhar para a coleta”, disse.

A campanha visa atender as quatro filiadas da Redesol na capital: Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle-BH), Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha (Coomarp Pampulha), Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli-Barreiro) e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de BH (Coopermar Oeste).