17 de setembro de 2021

1ª Semana de Resíduos Orgânicos de Belo Horizonte vai discutir alternativas para o enfrentamento ao cenário de Emergência Climática e Insegurança Alimentar

O evento ocorrerá de forma híbrida (presencial e on-line), sendo realizado no Hall da Prefeitura de Belo Horizonte e com diversas atividades externas

A Articulação de Resíduos Orgânicos de Belo Horizonte (ARO-BH), grupo de trabalho do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, promove entre os dias 18 e 25 de setembro a 1ª Semana de Resíduos Orgânicos de Belo Horizonte. Com a temática voltada para o uso desses resíduos como ferramenta para enfrentamento ao cenário de Emergência Climática e Insegurança Alimentar, o evento busca ser o marco de uma transformação na gestão de resíduos orgânicos da capital, contribuindo para a construção de uma cidade Lixo Zero.

As apresentações e debates irão ocorrer de forma híbrida, sendo realizados dos dias 20 a 24/09 no Hall da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), localizado na Avenida Afonso Pena, nº 1212, e transmitidos ao vivo pelo YouTube. Além das mesas de debate, serão realizadas visitas técnicas a projetos de referência, uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a montagem de uma leira coletiva de compostagem e diversas outras ações de cidadania.

Com uma abordagem transdisciplinar, abordando temas como compostagem, biogás, agroecologia, economia circular, coleta seletiva solidária, reciclagem, política pública, entre outros temas, pretende-se provocar uma busca coletiva, por caminhos que levem a perceber o real valor dos Resíduos Orgânicos. Essa percepção busca reinventar o modo como a cidade lida com esses resíduos, transformando essa importante matéria-prima em ferramenta para o enfrentamento ao cenário de Emergência Climática e Insegurança Alimentar.

O evento conta com o Apoio Institucional da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Minas Gerais (ABRASEL) e contará com a participação de diversos representantes dessas entidades nas mesas.

Além disso, a 1ª Semana de Resíduos Orgânicos de BH acontecerá entre duas datas emblemáticas e a ação se somará aos movimentos que ocorrem nesses dias. Dia 18/09 ocorrerá o Dia Mundial da Limpeza, quando em parceria com o Movimento Beagá Limpa e outros diversos coletivos da cidade, será promovida uma ação para a coleta de resíduos no entorno da Estação Vilarinho. Já no dia 24/09, data em que acontece a Greve Geral pelo Clima (Fridays For Future), com a participação de diversas iniciativas de compostagem que atuam em BH, será montada na Cooperativa de Reciclagem Coopersol Leste uma leira comunitária de compostagem, a qual constituirá o Manifesto dos Composteiros de BH, pela mudança do atual cenário com o qual lidamos com os resíduos orgânicos. Após essa atividade, juntos com o Movimento Minas Pelo Futuro, estaremos na Praça da Estação participando da Greve Global Pelo Clima com diversas intervenções para chamar a atenção da população em geral para a situação da Emergência Climática.

Todas as atividades da 1ª Semana de Resíduos Orgânicos de BH são 100% gratuitas. Para realizar a pré-inscrição e conferir a programação completa, clique aqui.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail residuosorganicosbh@gmail.com ou pelo telefone 31-98898-9708.