19 de setembro de 2021

Fórum Lixo e Cidadania tem reunião inaugural em Bom Jesus do Amparo/MG

Ação está inserida no âmbito do Termo de Cooperação Técnica nº 21/2021 (Fotos: Divulgação/Cimos/MPMG)


Os catadores da Unicicla de Bom Jesus do Amparo e a população local agora possuem um espaço para discussão e construção da política pública referente aos resíduos sólidos do município. O Fórum Lixo e Cidadania foi lançado, na sexta-feira (26/08), em evento que contou com a participações dos catadores, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Governo de Minas, executivo local e entidades que apoiam a causa dos catadores.

Há alguns meses, a associação reivindicava um espaço adequado para o trabalho. Com isso, a Coordenadoria de Mobilização e Inclusão Sociais (Cimos), do MPMG, foi acionada pela Comarca de Barão de Cocais, a pedido da Unicicla, para acompanhar a situação. Bom Jesus do Amparo foi a primeira cidade a ser contemplada pelo Termo de Cooperação Técnica nº 21/2021, firmado entre o Estado de Minas Gerais e MPMG, em defesa dos direitos dos catadores de materiais recicláveis.

A Prefeitura informou para os presentes que vai incluir os catadores no orçamento de 2022, com a contratação pelos serviços prestados. Anunciaram também, através da Secretaria de Meio Ambiente, que está sendo elaborado o projeto do galpão de triagem para a associação, mas que ainda precisam definir com os catadores as especificidades da estrutura para o melhor desenvolvimento da atividade. Além disso, planejam promover a educação ambiental na cidade.


Tendo em vista a estrutura do futuro galpão, um dos encaminhamentos do primeiro Fórum foi a visita dos catadores em associações e cooperativas de triagem de outras cidades do estado para conhecer de perto as diversas formas de realização do trabalho. Outro encaminhamento foi a capacitação dos associados para participação no Programa Bolsa Reciclagem, do Governo de Minas.

Para o presidente da Unicicla, Anderson Viana, o Fórum possibilitou o estabelecimento de um diálogo saudável entre os participantes. “Eu achei que proporcionou uma discussão positiva. Acredito que todos ficaram satisfeitos com os encaminhamentos dados. Inclusive, a Unicicla se dispôs a buscar recursos para o município através de editais”, disse.

O lançamento contou com a participação da Cimos/MPMG, Sedese, Semad, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Gestão Ambiental da 381, Ancat, MNCR, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Procuradora Geral do município, associados da Unicicla, Sindicato dos Produtores Rurais da cidade e vereadores Yuri Mota e Inez Santos, de Bom Jesus do Amparo.