28 de fevereiro de 2018

Educação ambiental: Acamares promove oficina de arte sustentável, em Sarzedo

Imagem: Divulgação
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo (Acamares), integrante da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG), aposta na conscientização da população para o avanço da coleta seletiva recém-implantada na cidade.

Diante disso, o empreendimento promove, a partir do próximo sábado (3/03), a Oficina de Arte Sustentável, destinada ao público infantil, de 6 a 12 anos. Serão formadas duas turmas, totalizando 40 vagas. A atividade conta com apoio da Tetra Pak, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e da Prefeitura de Sarzedo.

Para o artesanato serão utilizadas embalagens Tetra Pak, garrafas pet, latinha e outros materiais. Segundo o coordenador de Arte Sustentável da Acamares, Jair Prates, além de ensinar boas práticas às crianças, a oficina vai oferecer um momento de descontração. “Elas aprenderão a fazer uma peça importante para a reciclagem, ouvirão palestras e se divertirão na construção desse dispositivo”, revelou.

Para mais informações, entre em contato, por meio dos números: (31) 3577-8116 e (31) 97158-2682.


Reciclagem e artesanato como fonte de renda


Visando a geração de emprego e renda, a Acamares tem um setor dedicado ao artesanato, o Departamento de Arte Sustentável. Nele, são criadas e produzidas peças utilizando como matéria-prima os materiais recicláveis. Além disso, são feitas reformas de móveis que foram descartados. “Ao longo do tempo tem se visto o artesanato como alternativa de trabalho e terapia ocupacional. Na maioria dos casos, faz parte da historia cultural de um município”, explicou Jair Prates.

“O artesanato sustentável limpa a cidade, dá nova cara ao que foi desprezado, duplica a vida útil de um objeto, e evita que tais itens poluam o meio ambiente. Contribui também para a economia popular, onde pessoas que não podem comprar algo novo, tenham um equivalente por um custo menor”, completou.

Representatividade das peças produzidas


As peças produzidas na Acamares carregam consigo significados únicos. Cada uma delas possui um “projeto preliminar desenhado para um objetivo que pode ser desde uso doméstico à decoração de ambientes, comercial ou residencial”, como destaca o coordenador.
Foto: Diego Cota/Redesol MG

Durante a realização do IV Encontro de Catadores da Redesol MG (Encare), em dezembro, a rede foi presenteada com uma peça representando o sol, feito de espelhos. Segundo Jair, o material representa luz e energia. “São elementos vitais para a vida do planeta”, disse.

Um dos últimos trabalhos, elogiado por sua beleza, nas redes sociais, foi a construção de um sofá, onde 90% do material usado foi proveniente da reciclagem. O objetivo agora é produzir mais unidades para comercializar e assim poder utilizar esse dispositivo como gerador de renda e dignidade.
Foto: Divulgação/Acamares