27 de dezembro de 2018

Coleta Seletiva com inclusão dos catadores é realidade, em Jequitibá/MG

Passeata marcou lançamento do serviço, em Jequitibá (Foto: Karla Gonçalves/Prefeitura de Jequitibá)

O município de Jequitibá, localizado a cerca de 110 km de Belo Horizonte/MG, deu um passo importante para o tratamento correto dos resíduos sólidos. Em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Baldim (Comarb), filiada da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG), a Prefeitura de Jequitibá lançou, na quarta-feira (31/10), o Programa de Coleta Seletiva “Jequitibá Recicla”.

A coleta começou para valer na segunda-feira (10/12). Ela é realizada nas segundas e quintas-feiras. Após muito tempo de reivindicação, a catadora da Comarb, Elena Candeia, conta que o sentimento é de dever cumprido. “Estávamos há três anos lutando pela implantação da coleta seletiva com a participação dos catadores”, revelou.

Para a presidente da Redesol MG, Ivaneide da Silva Souza, é um grande avanço para a associação, pois vai mudar pra melhor a forma de trabalhar com os resíduos sólidos. “Não é possível o catador triar o material in natura, pois ele traz uma condição de vida muito ruim para esse catador. Em Jequitibá era essa situação. A coleta seletiva é um avanço, é o primeiro passo, pois o que buscamos mesmo para a sustentabilidade do grupo é a contratação pelo serviço de coleta e triagem de materiais”, ponderou.

Para que o diálogo fosse contínuo e tivesse embutido a expertise dos catadores, a Redesol MG e o Programa Novo Ciclo foram atuantes no processo de sensibilização dos gestores municipais. Em junho, começou a ser elaborado o Plano de Mobilização para a Coleta Seletiva, criado pela rede, onde foram elencadas as potencialidades de Jequitibá e também os diversos parceiros dentro da cidade.

“Foi um dos municípios que avançaram com o plano, aproveitaram bem essa oportunidade. É um resultado bem positivo desse processo que a Redesol vem construindo com as bases, visamos fortalecer os empreendimentos, por meio da implantação de coleta seletiva, com melhor qualidade de materiais para as unidades. Isso proporciona melhor renda e melhor qualidade de vida”, disse Ivaneide.

Redesol MG e Programa Novo Ciclo auxiliaram na implantação da coleta seletiva (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

“Fiquei muito emocionada porque almejo esse momento há muito tempo. A Comarb tem quase dez anos de luta e agora vemos nosso sonho ser realizado. Atuamos há apenas três anos em Jequitibá. Foi muito bom poder contar com pessoas que nos acompanham desde início para nos prestigiar neste lançamento”, revelou Elena Candeia.

Lançamento reuniu catadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Foto: Karla Gonçalves/Prefeitura de Jequitibá)

A implantação da coleta seletiva se desenha com o potencial de mudar a realidade diária dos catadores da Comarb. Até então, o galpão recebia todo o resíduo domiciliar da população para os catadores retirarem dele o material reciclável, em uma situação irregular e nociva à saúde. Com a disponibilidade do serviço, os trabalhadores poderão destinar tempo e energia para a separação dos materiais recicláveis diretamente para a comercialização.

Dia do lançamento contou com passeata

No dia do lançamento, foi realizada uma passeata pelas principais ruas da cidade com objetivo de chamar a atenção da população para a novidade em Jequitibá e também para conscientizar sobre o risco da dengue. Houve a participação de alunos e funcionários da Escola Municipal Lourismar Palhares Machado e Escola Estadual Professor Vitor Pinto. A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente de Jequitibá.