26 de dezembro de 2018

Parceria da Redesol MG com Instituto Unimed-BH vai disponibilizar assessoria jurídica aos catadores

Oportunidade reuniu catadores das bases da rede (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

A Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG) e o Instituto Unimed-BH entraram em uma nova fase da parceria de longa data e de bons frutos para os catadores da rede. Na segunda-feira (10/12) foi assinado o termo cooperação que prevê a contratação de uma assessoria jurídica para atualizar a documentação dos empreendimentos filiados à Redesol MG.

A presidente da rede, Ivaneide da Silva Souza, explicou que a reformulação da documentação é uma necessidade prevista no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), Lei nº 13.019/2014. “A gente tem uma demanda desde quando houve a reformulação MROSC, que as cooperativas deveriam fazer adequações nos estatutos. Pra isso, a gente precisava contratar uma assessoria jurídica que dominasse esse assunto para assessorar os empreendimentos”, contou.

Pela terceira vez, Redesol MG e Instituto Unimed-BH assinam termo de cooperação (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

Outro ponto de destaque para essa parceria é a recente realidade da rede com contratações nos municípios, como revelou Ivaneide. “Muitas prefeituras vêm mostrando essa possibilidade de contratação dos empreendimentos pelos serviços prestados e uma das exigências é o estatuto estar atualizado. Então, pra gente é bem importante, porque muitas vezes o empreendimento não tem recurso para contratar uma assessoria para fazer as alterações”, disse.

A comercialização direta para a indústria recicladora, como apontou a analista de desenvolvimento sociocultural do Instituto Unimed-BH, Sheila Aparecida Silva Gonçalves, também é um fator que exige a regulamentação. “O apoio jurídico é uma parte importante para o desdobramento para chegar nessa cadeia de comercialização com a indústria e prestação de serviço para as cidades”, disse.

O diretor da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), Anderson Viana, aproveitou a oportunidade para demonstrar o contentamento em levar a parceria do Instituto Unimed-BH para o interior. “Estamos felizes em levar o Instituto Unimed para as cidades do interior onde há a Redesol. Ficamos muito felizes em saber que vocês estão acreditando na rede”, disse.

“Particularmente, temos um carinho especial pelo trabalho de vocês. É o trabalho, esforço, seriedade e a dedicação de cada um que fez com que vocês conquistassem os avanços dos últimos anos. Ficamos muito felizes em ajudar a construir e fazer parte dessa história”, enfatizou Sheila.

Parceria de longa data

Ao longo do seu desenvolvimento, a Redesol MG contou com parceiros fundamentais para que pudesse chegar a ser uma referência em gestão solidária de resíduos sólidos em Minas Gerais. Além da mais nova parceria com o Instituto Unimed-BH, a instituição apoiou a rede em outras oportunidades, que datam de 2009, quando foi implantada a coleta seletiva na área administrativa da Unimed e a rede apresentada ao instituto, como contou Sheila.

“A gente começou a se questionar sobre a destinação desse resíduo. Foi quando conhecemos a realidade dos catadores, por meio da Associrecicle-BH. Através dela, nós conhecemos a Redesol. Percebemos então que essa iniciativa de cunho ambiental tinha também um desdobramento social. Nós por sermos por essência da cooperativa e acreditarmos nessa força, vimos a oportunidade de contribuir e ajudar no desenvolvimento da rede”, disse.

Para Sheila, parceria vai contribuir para futuras conquistas da Redesol MG (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

O primeiro projeto desenvolvido teve como objetivo apresentar a rede para a cidade, por meio do desenvolvimento da marca. Foi quando a identidade visual foi criada. A segunda consistiu em uma capacitação administrativa, com a implementação do software de gestão CataFácil, juntamente com o treinamento para utilização nos empreendimentos.

“Saber que tem um parceiro que nos escuta, procura saber a necessidade da rede para fazer os investimentos. Ele não impõe, é a gente que diz qual a necessidade para atuar. Eles têm uma responsabilidade social, um entendimento bem bacana. Tem sido de fundamental importância para vários projetos que eles apoiam”, avaliou Ivaneide.