14 de dezembro de 2018

Adequação da infraestrutura da Unicicla aos catadores é tema do Fórum Lixo e Cidadania de Nova União

Fórum Lixo e Cidadania de Nova União se destaca na Região Metropolitana (Foto: Divulgação/Unicicla)

O ano de 2018 foi de avanços para os catadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), filiada da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG). Grande parte se deve às discussões do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, que proporcionou reconhecimento perante a população e ao poder público. Na segunda-feira (12/11), foi realizada a última reunião do ano, na Câmara Municipal de Nova União, que contou com a presença de lideranças locais e representantes de entidades da região metropolitana.

Para o diretor da associação e um dos organizadores do Fórum, Anderson Viana, o momento proporciona visibilidade ao trabalho e reflete positivamente na relação com os moradores. “Quando realizamos o fórum, reunimos muitas lideranças. Dentro do município, causa uma sensibilização maior da comunidade para a separação dos materiais. Dá um destaque para a Unicicla, renova as expectativas e motiva o grupo”, revelou.

O fórum é um importante espaço para elaboração coletiva de políticas públicas relacionadas à destinação correta dos resíduos sólidos e à valorização do trabalho dos catadores, que em 2018 deu um salto importante. Em julho, os catadores da Unicicla assinaram contrato com prefeitura de Nova União e passaram a ter garantida uma renda mensal pelo serviço prestado. A primeira reunião do fórum neste ano, realizada em março, foi fundamental para esclarecer juridicamente sobre a viabilidade da contratação, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em março, o promotor de justiça André Sperling explicou sobre a contratação (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

Dessa vez, a pauta que norteou o encontro foi em torno da infraestrutura do galpão de triagem. A apresentação das condições de trabalho da Unicicla foi feita pela equipe do Projeto Cuidar, desenvolvido pela rede global WIEGO (Mulheres no Emprego Informal: Globalizando e Organizando). A iniciativa realizada em empreendimentos filiados à Redesol MG diagnosticou a saúde ocupacional dos catadores. Na ocasião, foi informado aos participantes do fórum sobre as dificuldades enfrentadas diariamente na Unicicla e também esclarecida a necessidade de adequação do local à realidade dos catadores.

Equipe do Projeto Cuidar apresentou o diagnóstico sobre a saúde dos catadores (Foto: Divulgação/Unicicla)

Galpão de triagem em Nova União

A Unicicla existe há pouco mais de três anos. Quando foi fundada, a área que abriga o galpão contemplava também o lixão do município. Com o fechamento do local irregular, juntamente com a destinação correta dos resíduos para o aterro, a área ficou apenas para a atividade dos recicladores. Entretanto, o espaço para triagem não possui paredes, apenas uma cobertura que não é capaz de proteger os catadores e os materiais das chuvas e dos efeitos do sol em dias de muito calor.

“Hoje a estruturação do galpão é algo necessário, porque a situação é precária. O fato de o piso ser de terra, faz com que os catadores convivam com o barro em época de chuva e com a poeira quando o tempo está seco. A lama contamina os materiais recicláveis, que perdem seu valor. A falta de cobertura deixa materiais expostos e pode causar acúmulo de água, propício para focos da dengue”, revelou Anderson Viana.

Foto: Diego Cota/Redesol MG

Foto: Diego Cota/Redesol MG

A Unicicla se volta em mais uma empreitada em busca de condições adequadas e dignas para a atividade de catação, essencial para o desenvolvimento sustentável. Em Nova União, ela tem um papel de extrema importância ao desempenhar, em parceria com a prefeitura, o serviço de coleta seletiva, além de dar a destinação correta aos materiais recicláveis, por meio da comercialização, gerando trabalho e renda aos catadores.

Intervenção artística ficou por conta dos jovens do Projeto Sou Capaz, iniciativa do Conselho Municipal da Juventude (Foto: Divulgação/Unicicla)

Eles apresentaram o "Fórum da Música", projeto coordenado pelo CRAS de Nova União (Foto: Divulgação/Unicicla)

A proposta para o próximo ano é transformar o fórum em um espaço cada vez mais participativo e democrático. Ele é realizado pela Unicicla, CRAS e Prefeitura de Nova União. Estiveram presentes, nesta edição, o prefeito Ailton Guimarães, a Agência de Educação Ambiental Mobilizasim, representantes da WIEGO, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Projeto Guaracy, Projeto Lumens (UFMG), Taquaraçu Ecotur, Conselho Municipal da Juventude, Secretaria de Meio Ambiente, vereadores de Nova União, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater) e Cachaça Germana.

Foto: Divulgação/Unicicla