11 de dezembro de 2018

Encontros itinerantes proporcionam troca de experiências entre catadores da Redesol MG


O Programa Novo Ciclo, que está em execução na Redesol MG, tem proporcionado um modelo eficaz de troca de experiência entre os empreendimentos filiados. Desde junho, reuniões do Conselho Gestor têm sido realizadas de forma itinerante nas bases da rede. A última percorreu três cidades da Região metropolitana, no dia 29 de outubro. Catadores da Associação Mãos Amigas, de Sabará, Agea, de Caeté, e Unicicla, de Nova União, receberam o conselho para tratar de assuntos pertinentes à rede.

No momento que, além de informativo, é de formação, os catadores revelaram a satisfação com o formato. Para a catadora da Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle-BH), Fabiana da Cruz Ovidio, a iniciativa tem proporcionado conhecer o dia a dia dos companheiros de rede. “O Novo Ciclo está sendo maravilhoso pra nós. A parte mais importante ao meu ver é a de conhecer as outras cooperativas. A gente só conhece de verdade na dificuldade de cada um. É bom que todos conheçam a realidade diária”, disse.

Primeira reunião itinerante foi realizada em Pedro Leopoldo (Fotos: Diego Cota)

Na segunda-feira (29/10), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla) recebeu o grupo da Redesol MG. O diretor do empreendimento, Anderson Viana, destacou os benefícios para sua base. “A troca de saberes e de conhecimento engrandece a cooperativa da gente. Só tenho a agradecer a visita de todos, que pra mim é muito importante. Fortalece a instituição”, revelou.

Segundo a catadora da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli-Barreiro), Silvana Assis Leal, o caráter solidário dos encontros, assim como o do trabalho das bases, enriquece de experiência quem participa. “Nós trabalhamos no coletivo e cada um de nós tem um saber diferente do outro. Quando a gente encontra e pode compartilhar, é de uma grandeza sem tamanho. A gente só tem a ganhar com isso. Esse momento só foi possível por causa do Novo Ciclo”, afirmou.

Na Coopemar, os catadores se reuniram com a Equipe Aliança do Programa Novo Ciclo

A primeira anfitriã foi a Ascapel, no dia 23 de julho, em Pedro Leopoldo. Em 1º de setembro, os catadores se reuniram na sede da Acamares, em Sarzedo. A Coopemar Oeste, foi o primeiro empreendimento da capital a receber o encontro itinerante, em 15 de outubro. No dia 29 de outubro, três empreendimentos foram visitados. A Associação Mãos Amigas, em Sabará, Agea, de Caeté, e Unicicla, de Nova União.