No momento que, além de informativo, é de formação, os catadores revelaram a satisfação com o formato. Para a catadora da Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle-BH), Fabiana da Cruz Ovidio, a iniciativa tem proporcionado conhecer o dia a dia dos companheiros de rede. “O Novo Ciclo está sendo maravilhoso pra nós. A parte mais importante ao meu ver é a de conhecer as outras cooperativas. A gente só conhece de verdade na dificuldade de cada um. É bom que todos conheçam a realidade diária”, disse.
Primeira reunião itinerante foi realizada em Pedro Leopoldo (Fotos: Diego Cota) |
Na segunda-feira (29/10), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla) recebeu o grupo da Redesol MG. O diretor do empreendimento, Anderson Viana, destacou os benefícios para sua base. “A troca de saberes e de conhecimento engrandece a cooperativa da gente. Só tenho a agradecer a visita de todos, que pra mim é muito importante. Fortalece a instituição”, revelou.
Segundo a catadora da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli-Barreiro), Silvana Assis Leal, o caráter solidário dos encontros, assim como o do trabalho das bases, enriquece de experiência quem participa. “Nós trabalhamos no coletivo e cada um de nós tem um saber diferente do outro. Quando a gente encontra e pode compartilhar, é de uma grandeza sem tamanho. A gente só tem a ganhar com isso. Esse momento só foi possível por causa do Novo Ciclo”, afirmou.
Na Coopemar, os catadores se reuniram com a Equipe Aliança do Programa Novo Ciclo |
A primeira anfitriã foi a Ascapel, no dia 23 de julho, em Pedro Leopoldo. Em 1º de setembro, os catadores se reuniram na sede da Acamares, em Sarzedo. A Coopemar Oeste, foi o primeiro empreendimento da capital a receber o encontro itinerante, em 15 de outubro. No dia 29 de outubro, três empreendimentos foram visitados. A Associação Mãos Amigas, em Sabará, Agea, de Caeté, e Unicicla, de Nova União.