28 de fevereiro de 2019

Números demonstram empenho dos catadores com o crescimento da Redesol

Foto: Divulgação/Redesol MG

A Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG) realiza, há quase uma década, um trabalho de grande importância social e ambiental em Minas Gerais. O resultado da produção obtido no último ano, que contou com a parceria do Programa Novo Ciclo, representou um salto na gestão solidária dos catadores filiados.

As bases da rede totalizaram 6.107 (seis mil cento e sete) toneladas de materiais recicláveis comercializados na cadeia produtiva da reciclagem. Em média, foram produzidas mais de 16 toneladas diárias, resultado que reflete o trabalho minucioso do catador ao segregar e preparar para a venda os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.



Para chegar nesse resultado, a intervenção do Programa Novo Ciclo foi essencial. Ele levou ao entendimento dos catadores a necessidade de manter as informações de produção atualizadas. Para a presidente da Redesol MG, Ivaneide da Silva Souza, foi fundamental para poder visualizar o potencial da rede. “Antes a gente não conseguia 30% desses dados. Depois que entramos no programa, os empreendimentos entenderam a necessidade que tinha de a rede ter acesso para melhor planejar o negócio”, disse.

Um dos objetivos do Novo Ciclo é proporcionar a comercialização direta com a indústria recicladora. O processo de negociação, aliado com a informação em dia sobre a capacidade produtiva, resultou no aumento do valor de alguns dos materiais. O papelão especial é um exemplo. Em janeiro de 2018 era vendido a R$ 0,49 e em novembro foi vendido a R$ 0,61, um aumento de 24%.

“A Redesol ganhou mais visibilidade. Parceiros e compradores começaram a enxergar a rede com maior volume de produção. Os dados obtidos durante o ano auxiliam no momento de negociar a comercialização dos materiais”, revelou Ivaneide.
Foto: Diego Cota/Redesol MG