22 de março de 2019

Catadores da Redesol são aliados na preservação do Rio das Velhas

Gestão de resíduos sólidos é fundamental para preservação das águas (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

O descarte indevido dos resíduos sólidos provoca ao meio ambiente uma série de consequências negativas. Uma das mais preocupantes é a poluição de rios e cursos d’água, que compromete as bacias, oceanos e vida aquática. Em razão do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG) conta como o trabalho dos catadores filiados contribui para a preservação da bacia do Rio das Velhas, uma das maiores do estado.

É necessário contextualizar que a rede está presente em oito municípios mineiros e sete desses integram a região da bacia do Velhas. Em todos eles há o serviço de coleta seletiva implantado, que é um dispositivo necessário para a destinação correta do resíduo. Para que chegue ao catador, a população deve fazer a separação em casa. A presidente da Redesol, Ivaneide da Silva Souza, conta que, ao separar o reciclável do não-reciclável, o morador pode ter certeza que sua ação foi a adequada.

“Quando ele manda para a coleta seletiva, seu material não vai poluir a natureza. Além dos rios, não há exploração de matéria-prima, isso implica na economia de água no processo. A coleta seletiva implantada e os catadores fazendo seu trabalho adequadamente, dando destino correto aos resíduos, evita com que esses resíduos cheguem e poluem as águas", revelou.

De acordo com a secretária-adjunta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio da Velhas) e secretária de meio ambiente de Jequitibá, Poliana Valgas, o catador é um profissional necessário para a sustentabilidade das águas. 

"Os catadores são agentes ambientais importantíssimos no processo de preservação das águas e das bacias. A destinação incorreta dos resíduos está totalmente ligada à qualidade das águas de um rio. Se não é feita da forma correta, algum curso d’água ou rio vai sofrer com isso. Vai ter rio contaminado, poluído, problemas de saúde pública com a proliferação de vetores. O catador é um grande profissional que contribui muito com a preservação de uma bacia", disse.

Além do trabalho diário nos galpões, os catadores articulam pela preservação ambiental (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

Além de se empenharem diariamente com o tratamento dos resíduos recicláveis, os catadores da Redesol são participantes ativos em espaços de discussão sobre a preservação das águas. Em Sabará e Nova União, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Associação Mãos Amigas e a Unicicla participam do Programa Pro-Mananciais, da Copasa, que tem como objetivo recuperar os recursos naturais das bacias hidrográficas que são utilizadas com a finalidade de abastecimento.

Ambas as associações têm representantes na composição dos subcomitês. Mãos Amigas, pelo Subcomitê Poderoso Vermelho, e Unicicla, pelo Subcomitê Rio Taquaraçu. De acordo com a catadora da Associação Mãos Amigas, Genessi Ferreira, a presença nos espaços de discussão proporciona maior aproximação para propor ações em benefício de todos. “O envolvimento da Mãos Amigas com a preservação das águas é que tendo uma pessoa da associação como conselheira fica mais fácil fazer cobranças a respeito da preservação das águas e também da preservação da natureza”, revelou.

Catadores da Unicicla participam do Mutirão Jogue Limpo com Taquaraçu (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

O catador presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), Anderson Viana, reforça a importância da coleta seletiva executada em sua cidade. “Ela por si só já é uma ação que garante que materiais recicláveis não tenha como destino os cursos d'água da nossa bacia do Rio Taquaraçu”, contou.

Já a catadora da Associação dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis de Baldim (Comarb), Elena Gomes Candeia, revela que o trabalho dos catadores também tem potencial para conscientizar. "Nós visamos despertar a consciência dos associados e de toda comunidade da importância da segregação do resíduo reciclável do orgânico. E diante dessa importância, perceber que vai muito além, representa o respeito ao meio ambiente", disse.

Bacia do Rio das Velhas

O Rio Taquaraçu é um dos afluentes do Velhas (Foto: CBH Velhas - Leo Boi/TantoExpresso)

O Rio das Velhas tem extensão de 801 km, sendo o maior afluente do Rio São Francisco nesse quesito. Sua bacia envolve 51 municípios mineiros e é importante para o abastecimento e desenvolvimento das atividades extrativas minerais, industrial, agropecuária e agricultura. Cerca de 60% da RMBH é abastecida pelo Velhas.

O rio é dividido em três regiões: Alto, Médio e Baixo Rio das Velhas. Ele representa uma diversidade de ecossistemas aquáticos, principalmente na região da Serra do Cipó, local de maior preservação.