15 de março de 2019

Redesol proporcionou economia de mais de meio milhão aos municípios, em 2018

A reciclagem proporciona diversos benefícios e economia de recursos (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

Que o trabalho dos catadores de materiais recicláveis proporciona uma série de benefícios sociais e ambientais muita gente sabe. Um lado que não é tão falado é que ele também gera economia de recursos públicos que seriam gastos com aterramento desses resíduos. Em 2018, a Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG) gerou, aos municípios, economia de mais de R$ 565 mil ao destinar os materiais para a cadeia produtiva da reciclagem.

Foi tomado como referência o valor cobrado pela Central de Tratamento de Resíduos Macaúbas, que possuí um aterro localizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A maioria das prefeituras, que contam com uma filiada da Redesol em sua cidade, destinam o resíduo da coleta domiciliar para a localidade.

Foto: Diego Cota/Redesol MG


A economia de recursos ao oferecer a possibilidade que o material não seja aterrado é apenas uma pequena parte dos benefícios que os catadores geram. Isso porque o serviço de coleta nas cidades envolve outros custos, como manutenção de caminhões, combustível e mão de obra. Poupar as viagens ao aterro e priorizar que os resíduos sejam destinados para empreendimentos de catadores é mais um aliado da economia.

O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), Anderson Viana, explicou que o volume do material influencia quando o município opta por mandar toda a coleta para o aterramento. “O material reciclável ocupa muito espaço no caminhão. Quando vai para o aterro, o município deixa de levar o que realmente deveriam, que é a matéria orgânica. Aquele que leva o reciclável, tem que fazer mais viagens com o caminhão, o que gera mais custos”, explicou.

Além disso


Aterrar materiais que podem ser reciclados é o mesmo que enterrar riqueza, de acordo com os catadores. A reciclagem é fonte de renda e inclusão socioprodutiva para esses trabalhadores, e diminui o impacto ambiental ao substituir a matéria-prima no processo produtivo das indústrias recicladoras.

Foto: Divulgação/Redesol MG