28 de março de 2019

Com apoio dos catadores da Comarb, mobilização chama atenção para coleta seletiva, em Baldim/MG

Mobilização envolveu alunos de escolas municipais e estaduais em dois dias de atividades (Foto: Diego Cota/Redesol)

Se depender do empenho dos estudantes da cidade de Baldim, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a coleta seletiva vai ser um sucesso. Nos dias 21 e 22 de março, a prefeitura local, em parceria com as catadoras e catadores da Associação dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis de Baldim (Comarb), filiada da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol), promoveu ações de conscientização ambiental para a coleta seletiva, em comemoração à Semana da Água.

O espetáculo “Nem tudo que há no lixo, não é lixo não”, estrelado pelos personagens Dona Recicla e Dom Cata Tudo, da atriz Raquel Quintão e do ator Márcio Vesoli, mobilizou os estudantes de escolas municipais e estaduais de Baldim e do distrito de São Vicente. A interação com os alunos começou com uma peça teatral, onde foi explicado como deve ser feita a separação do resíduo reciclável para a coleta seletiva e sua importância para a preservação ambiental.

Na segunda parte da atividade, os estudantes foram às ruas do pequeno município em um cortejo com música e cartazes coloridos chamando a atenção da população e dos comerciantes para a necessidade da adoção de práticas sustentáveis. A catadora da Comarb, Elena Gomes Candeia, revelou que a ação já começou a surtir efeito. “Em grupos de discussão, moradores e comerciantes já cobram a instalação de um ponto de entrega no centro da cidade”, disse.

Estudantes confeccionaram cartazes e faixas para o cortejo (Foto Diego Cota/Redesol)
A secretária de meio ambiente de Baldim, Cláudia de Castro Rosa, contou que a atividade precede uma ação prática de coleta que vai envolver as escolas, inicialmente pela Escola Municipal São Bernardo. “Vamos fazer uma experiência de aqui ser um ponto de entrega voluntária (PEV). Não vai ter dia determinado da semana para eles trazerem os recicláveis. Nesse início, vai ser livre. Tudo que for produzido em casa, eles vão trazer pra cá, todos os dias. A Comarb vai coletar esse material”, revelou.

“A associação dos catadores é muito importante. É um local que temos para a destinação correta. São pessoas que fazem um trabalho necessário. Então, estamos empolgados porque queremos que essa parceria evolua cada dia mais”, completou Cláudia.

Para Elena, a ação foi positiva, tanto para os alunos quanto para os catadores que se empenharam na realização. “Com essa mobilização, esperamos que a população destine corretamente o reciclável e contribua para uma cidade mais limpa e sustentável. Também visamos a melhora na renda dos associados”, contou.

Iniciativa foi realizada em conjunto com as catadoras e catadores da Comarb (Foto: Diego Cota/Redesol)


A mobilizadora Raquel Quintão destacou que toda ação tem poder de transformar uma determinada realidade, mas ponderou que, para Baldim evoluir com o programa de coleta seletiva, é necessário envolver todos, não apenas os estudantes. “Para as crianças, a proposta do teatro foi perfeita, pois temos que tratar de uma forma lúdica, mas só o teatro não funciona. Para avançar com o serviço de coleta seletiva, é preciso envolver vários atores da comunidade, com atividades variadas para diferentes públicos”, sugeriu.

O ator Márcio Vesoli lembrou que a educação ambiental deve ser uma ação contínua. “Ela funcionou nesse primeiro momento, mas deve ser constante. Só vai continuar funcionando se tiver o incentivo da escola, Comarb, Prefeitura e secretarias. Então, tem que ser um trabalho feito com cautela e constância e precisa atingir os comerciantes”, disse.

Dona Recicla e Dom Cata Tudo levaram alegria com informação para as crianças (Foto: Diego Cota/Redesol)


Interação com os estudantes

Durante toda a ação, seja no teatro ou no cortejo, a interação dos estudantes com o tema foi intensa. A forma lúdica e bem-humorada despertou o interesse das crianças. “Nosso objetivo é levar alegria, brincadeira, poesia, arte e cultura, mas muita informação. É transformar a comunidade através do fazer artístico, com os pensamentos da mobilização social, voltado para a reciclagem, para o meio ambiente e resíduos, e principalmente despertar em cada pessoa a responsabilidade com todos aqueles resíduos que produz”, explicou Márcio Vesoli.

Veja, no vídeo a seguir, um trecho da apresentação.



Previamente, as escolas trabalharam o tema com os estudantes, por meio de ensaio das músicas e da confecção de cartazes e faixas educativas para o cortejo. De acordo com a secretária de educação do município, Silvane Emilia Franco Fonseca, cerca de 500 alunos tiveram acesso à atividade nos dois dias de ação. Ela destaca que esse público tem potencial para proliferar o aprendizado em casa.

“Para que haja essa interação das crianças, deve haver o trabalho conjunto dos gestores públicos. Geralmente são as crianças que vão orientar os pais nessas questões. Será o início de um trabalho que vamos dar continuidade”, disse Silvane.

Participações

Primeira atividade foi realizada na Escola Municipal São Bernardo (Foto: Diego Cota/Redesol)

Participaram da ação a Redesol e o Programa Novo Ciclo, por meio da Comarb. Por parte do executivo municipal, foi um trabalho conjunto das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde. A parte lúdica de mobilização foi feita por Dona Recicla e Dom Cata Tudo, do Coletivo MundicÁ, e pelo Palhaço Olegário, do Circo Miudinho.

Márcio Vesoli, o Dom Cata Tudo, do Coletivo MundicÁ, revelou a satisfação em fazer parte da ação. “Agradeço imensamente a prefeitura e as secretarias por nos ter chamado. Foi muito bacana ter ido, ficamos muito satisfeitos. Ficamos felizes com a participação das pessoas, da mobilização da cidade. Foi incrível essa parceria”, disse.

Acesse nossa página no Facebook e veja mais fotos da ação (Foto: Diego Cota/Redesol)