3 de abril de 2019

Catadores exigem retomada do pagamento do Programa Bolsa Reciclagem

Faixa exigindo o cumprimento da lei foi colocada no auditório José Alencar, na ALMG (Fotos: Diego Cota/Redesol MG)

O ato em defesa do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que iniciou com uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), também foi espaço para os catadores reivindicarem o pagamento pelos serviços ambientais prestados ao estado de Minas Gerais, denominado de Bolsa Reciclagem, instituído pela Lei Estadual nº 19.823/11.

A sexta-feira (29/03) foi um dia de muita luta para os catadores mineiros e contou com a presença, em grande número, dos filiados à Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol).

A Bolsa Reciclagem tem como objetivo incentivar o trabalho com materiais recicláveis em cooperativas e associações de catadores, por meio do pagamento trimestral referente ao material comercializado. Entretanto, já são cinco parcelas em atraso e ainda não houve sinalização do Governo de Minas para regularizar a situação.

Mobilização em defesa do CMRR também reivindicou o pagamento do Programa Bolsa Reciclagem

Nos galpões de triagem, os catadores esperam apreensivos pelo cumprimento da lei, como contou a presidente da Redesol, Ivaneide da Silva Souza. “Existe um grande anseio dos catadores pela retomada do pagamento do Bolsa Reciclagem. Há dois anos não é pago, não é colocado e não é falado. Todos nós, companheiros que estamos aqui representando os catadores de Minas Gerais, sabemos da nossa responsabilidade de cobrar por nossos direitos que são reconhecidos devido ao trabalho que nós prestamos”, disse.

A pauta foi um dos temas expostos durante a audiência pública realizada para discutir os impactos do fechamento do CMRR. As deputadas estaduais Ana Paula Siqueira e Beatriz Cerqueira, e o deputado André Quintão, aprovaram um requerimento solicitando da Secretaria de Estado da Fazenda o pagamento do Programa Bolsa Reciclagem.

“Nossa luta não acaba, não podemos desistir. O Bolsa Reciclagem é um direito nosso e temos que lutar por ele. Quando for convocado, precisamos deixar tudo no dia para não perder algo que conquistamos com muita luta”, sugeriu Ivaneide.