10 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente: Redesol conscientizou funcionários da TV Globo Minas

Fotos: Diego Cota/Redesol MG

A Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol) participou da feira de economia solidária realizada na TV Globo Minas, nos dias 6 e 7 de junho. Entre as exposições no local, esteve o Espaço do Catador, onde a rede discute formas de acesso à reciclagem e a importância da conscientização em torno da coleta seletiva.

A catadora Cleide Maria Vieira explica que o debate na sede da TV passou pelo esclarecimento do retorno social que envolve a reciclagem de resíduos. “Muitas pessoas perguntam como elas podem ajudar na coleta, como é possível fazer adequadamente a separação. Aqui nós explicamos todos os passos para que a pessoa possa contribuir com o nosso trabalho”, contou.

A importância, segundo Cleide, envolve também a apresentação dos próprios catadores, como uma divulgação de parte da equipe que contribui para o importante trabalho de triagem e devolução de resíduos na cadeia produtiva da reciclagem.


O alcance das informações sobre reciclagem para a equipe mineira da Rede Globo tem desdobramentos nacionais, segundo a funcionária da área de finanças e infraestrutura, Carol Oliveira. Para a empresa, sustentabilidade e responsabilidade social caminham juntas. Um exemplo iniciado na capital mineira está sendo difundido para outras filiais do Brasil.

“Aqui, as pessoas estão mais engajadas em relação à coleta seletiva. Nossa iniciativa intitulada ‘Plástico zero’ está sendo reproduzida no Rio, em São Paulo, Recife, entre outras capitais. O impacto dessa iniciativa em uma unidade, como no Rio de Janeiro, que conta com dez mil funcionários, é enorme”, disse.

Pensando nessas parcerias, a Redesol se dispõe a conversar com diversos setores da sociedade. O trabalho informativo em torno da reciclagem possibilita a conscientização maior por parte da população e o principal retorno é uma sociedade mais limpa e sustentável.