24 de junho de 2019

VI Encare: resultados mostram futuro promissor da comercialização na Redesol

Fotos: Diego Cota/Redesol MG

A Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol) realizou, no sábado (22/06), o VI Encontro de Catadores da Redesol (VI Encare). Com discussões voltadas à economia solidária e à comercialização, o evento reuniu catadores e parceiros públicos e privados, na PUC Minas no Coração Eucarístico.

Com o tema “A comercialização em rede: desafios e evolução da Redesol”, um dos momentos foi reservado para a apresentação dos resultados obtidos durante a intervenção do Programa Novo Ciclo, que iniciou em novembro de 2017 e foi encerrado no dia 30 de junho.

Para a presidente da Redesol, Ivaneide da Silva Souza, o momento foi importante para fazer o balanço das atividades que vão refletir no futuro da rede. “Nós conseguimos abordar temas interessantes, trazer uma avaliação do Programa Novo Ciclo, porque estávamos na etapa final dele. Fizemos o levantamento das ações da Redesol nesse período de um ano e meio e percebemos os muitos avanços que conseguimos com os empreendimentos e também com o ponta pé da comercialização”, revelou.

De acordo com os dados apresentados pela equipe do Programa Novo Ciclo, desde o início da intervenção foram realizadas 32 vendas em rede diretamente para a indústria recicladora. “Os números mostram que a Redesol tem muito potencial. Foram mais de 360 toneladas comercializadas sem intermediário, com valorização do preço, o que favoreceu o aumento de renda para alguns empreendimentos”, apresentou a integrante da equipe de inovação do Novo Ciclo, Maiza Lacerda.

Para chegar ao ponto de comercializar diretamente para a indústria, uma série de ações e capacitações aconteceram em alguns dos empreendimentos filiados. É o caso da Coopersoli-Barreiro e da Associação Mãos Amigas, que tiveram resultados positivos que consolidaram o grupo de catadores, com aumento da renda e da produtividade.

A média de produção diária da Coopersoli subiu de 75kg para 127kg por catador. Já na Associação Mãos Amigas, a média de retirada mensal cresceu. Foi de R$ 295,00 para R$ 1.410,00.

As atividades iniciaram abraçando a religiosidade com a realização de um culto ecumênico

O catador Toninho, da Rede Sul MG, contou a experiência de sua rede na comercialização conjunta

Manuel Alejandro esclareceu sobre lei que visa regulamentar a atividade econômica das cooperativas

O VI Encare contou com o Espaço Kids, onde os filhos dos catadores puderam divertir durante o encontro

Houve a participação do grupo de percussão da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH, Batuque Salubre

Abertura do VI Encare teve a apresentação do grupo de dança Efatá, da Igreja Batista Anunciai