25 de junho de 2019

VI Encare: trabalho realizado pela Redesol é exemplo de economia solidária

Fotos: Diego Cota/Redesol MG

O VI Encontro de Catadores da Redesol (VI Encare) também foi momento para os catadores filiados da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol) reforçarem o aprendizado sobre economia solidária.

Para isso, o economista Gelton Filho e a economista Emmanuele Silveira, ambos do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), ministraram uma palestra sobre economia solidária e criativa, que contou com a mediação do cooperado da Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis Renova Ambiental MG (Coopera MG) e professor da PUC Minas, Jefferson Pinto Batista.

Emmanuele destacou que a “economia solidária é um modo de produção que se adapta às necessidades das pessoas, ao contrário do capitalismo, apesar de estar inserida nesse modelo econômico”. Ela citou Paul Singer, um dos precursores do pensamento econômico solidário no Brasil, para falar que seu princípio é a igualdade, por isso consegue envolver e empoderar mais as pessoas.


Gelton reforçou o ideal da economia solidária, que, pelo fato de vivermos em sociedade, não prevalece o interesse individual, mas sim o do coletivo. “É nisso que a economia criativa trabalha”, enfatizou. Jefferson exemplificou com a realidade vivida na rede. “Tudo que é feito hoje nas cooperativas é economia solidária. A Redesol é um exemplo disso”, afirmou.