Fotos: Diego Cota/Redesol MG |
O primeiro a receber o certificado de reconhecimento pela parceria foi o prefeito de Nova União, Ailton Guimarães. Sua gestão implantou a coleta seletiva na cidade, com apoio da Unicicla, e contratou os catadores pelos serviços prestados.
“Nosso trabalho é de reconhecimento à parceria dos catadores junto a nós da administração pública. As lutas diárias constroem a nossa história. O resultado cada um de nós vai conquistar de acordo com aquilo que espalhamos. Temos que valorizar todas as ações e todos os momentos”, disse.
Em seguida, o certificado foi concedido ao prefeito de Baldim, Alex Vander. Em 2019, a parceria com a Comarb se intensificou. “Neste ano as coisas melhoraram e estamos tendo condições de dar um apoio maior à associação. Fico muito lisonjeado com essa homenagem, mas quem deveria ganhar sempre são vocês catadores que fazem um trabalho essencial para nosso meio ambiente”, afirmou.
Outras instituições foram homenageadas. A Redesol concedeu o certificado ao Centro Público de Economia Solidária, Danone, Fundación Avina, LM Consultoria (Lelis Fonseca), Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Rede Sul), Bazo Soluções (CataFácil), Instituto Unimed-BH, Ciclus (Fátima Gottschalg), ONG Moradia e Cidadania, ONG Taquaraçu EcoTur, ONG Leão, Rede Comunitária em Ação (Recoa) e Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (WIEGO).
Equipe do Programa Novo Ciclo |