26 de junho de 2019

VI Encare: parceiros da Redesol receberam certificado de reconhecimento

Fotos: Diego Cota/Redesol MG

Uma característica dos catadores da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol) que ficou evidente no VI Encontro de Catadores da Redesol (VI Encare) foi a gratidão aos parceiros que têm contribuído com o desenvolvimento dos empreendimentos solidários. Por isso, foi destinado um momento para homenagear as instituições públicas e privadas que fazem parte dos avanços da rede.

O primeiro a receber o certificado de reconhecimento pela parceria foi o prefeito de Nova União, Ailton Guimarães. Sua gestão implantou a coleta seletiva na cidade, com apoio da Unicicla, e contratou os catadores pelos serviços prestados.


“Nosso trabalho é de reconhecimento à parceria dos catadores junto a nós da administração pública. As lutas diárias constroem a nossa história. O resultado cada um de nós vai conquistar de acordo com aquilo que espalhamos. Temos que valorizar todas as ações e todos os momentos”, disse.

Em seguida, o certificado foi concedido ao prefeito de Baldim, Alex Vander. Em 2019, a parceria com a Comarb se intensificou. “Neste ano as coisas melhoraram e estamos tendo condições de dar um apoio maior à associação. Fico muito lisonjeado com essa homenagem, mas quem deveria ganhar sempre são vocês catadores que fazem um trabalho essencial para nosso meio ambiente”, afirmou.


Outras instituições foram homenageadas. A Redesol concedeu o certificado ao Centro Público de Economia Solidária, Danone, Fundación Avina, LM Consultoria (Lelis Fonseca), Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Rede Sul), Bazo Soluções (CataFácil), Instituto Unimed-BH, Ciclus (Fátima Gottschalg), ONG Moradia e Cidadania, ONG Taquaraçu EcoTur, ONG Leão, Rede Comunitária em Ação (Recoa) e Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (WIEGO).

Equipe do Programa Novo Ciclo