16 de setembro de 2019

Catadores são contratados para execução da coleta seletiva, em Belo Horizonte

Contratação dos catadores é um marco para a gestão de resíduos em Belo Horizonte (Fotos: Diego Cota/Redesol)
Agora a coleta seletiva da capital mineira é com os catadores. A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com as seis cooperativas e associações da cidade, lançou o novo formato da coleta, que contará com a inclusão dos catadores na prestação do serviço de coleta porta a porta, a partir desta terça-feira (17/09).

A entrega das chaves dos caminhões aconteceu nesta segunda-feira (16/08), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro. A solenidade contou com a presença do prefeito Alexandre Kalil, das lideranças e catadores dos empreendimentos solidários, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e apoiadores da causa.

A contratação é resultado de uma articulação de vários anos entre os catadores e o executivo municipal, que vem desde a constituição das associações e cooperativas, passa pela formação das redes, entre elas a Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol), e a criação e fortalecimento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, importante espaço para a política pública da gestão dos resíduos sólidos.


Para a presidente da Redesol, Ivaneide da Silva Souza, o contrato vem para coroar o trabalho de mais de uma década e que agora inicia uma nova etapa. “Há muitos anos a gente vem lutando por isso e chegou o momento. Esse é o primeiro passo de uma caminhada pelo reconhecimento do trabalho que as cooperativas e associações prestam à cidade. Nós estamos felizes com essa conquista. O município passa os caminhões como um voto de confiança em nós”, disse.


Além da contratação para execução do serviço, a SLU cedeu seis caminhões compactadores para a atividade e ficará responsável pelo planejamento e fiscalização. O superintendente de limpeza urbana, Genedempsey Bicalho Cruz, lembrou que o momento faz parte de um processo sólido de construção coletiva.

“A cerimônia de hoje é singular, porque uma prática com essa modelagem não se encontra em outro lugar. Estamos aqui porque existe uma condução anterior que de três anos pra cá ganhou sustentação e celeridade. Gostaríamos de externar nossa confiança na prestação de serviço com a qualidade que a cidade merece”, enfatizou.

Quatro dos seis empreendimentos contratados são filiados à Redesol. São eles: Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle-BH), Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha Ltda (Coomarp Pampulha), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte (Coopemar Oeste) e a Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli-Barreiro).


Ivaneide acredita que a execução da coleta pelos catadores vai transformar positivamente o trabalho nas cooperativas. “Com nossa expertise com a coleta seletiva, com o conhecimento dos materiais recicláveis e também do corpo a corpo com a população, a gente acredita que esse material vai chegar com maior qualidade e vai ter mais volume no galpão, que vai agregar valor e também aumentar o número de postos de trabalho”, revelou.

Nesta terça-feira (17/09), os 36 bairros que são atendidos pelo serviço na capital passam a ser percorridas pelos catadores. Para mais informações sobre quais localidades atendidas e os dias de coleta, clique no link.

Confira mais fotos em nossa página no Facebook.



Ivaneide Souza, Alexandre Kalil, Genedempsey Bicalho e Maria Madalena Rodrigues

Ivaneide agradeceu o empenho da equipe da SLU no processo de contratação

Entrega das chaves para a Associrecicle-BH

Entrega das chaves para a Coopersoli-Barreiro

Entrega das chaves para a Coopemar Oeste

Entrega das chaves para a Coomarp Pampulha