25 de outubro de 2019

Sustentabilidade foi tema das atividades da Semana Lixo Zero, na Redesol

Cleide esclareceu sobre quais materiais podem ser destinados para a coleta seletiva (Fotos: Diego Cota/Redesol)

A Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol) recebeu, no sábado (19/10), atividades que integram a programação da Semana Lixo Zero, iniciativa promovida de 18 a 27 de outubro, em diversas cidades do Brasil. O dia começou com uma visita técnica na Coomarp Pampulha e, em seguida, foi realizado o Base Papo, uma roda de conversa promovida pela Ong Base Colaborativa.

A proposta do Base Papo é convidar duas pessoas que “estão construindo, com ações, um mundo melhor”, como explicou a liderança da Ong, em Belo Horizonte, Lívia Alwan. Na edição especial para a Semana Lixo Zero, foram convidados a catadora Cleide Maria Vieira, da Coomarp, e o administrador de empresas Adelcio de Castro Coelho, sócio proprietário da churrascaria Boi Vindo.


Os dois contaram suas trajetórias profissionais e como o trabalho por eles realizado impactam para a sustentabilidade. Cleide trabalha diretamente com o resíduo, que engloba desde sua coleta até a destinação à cadeia produtiva. Ela esclareceu aos participantes para onde vão os recicláveis que são trabalhados pela cooperativa.

Adelcio, por sua vez, é um grande gerador, mas que se destaca por um modelo de restaurante focado na sustentabilidade, desde a construção até o fornecimento de suprimentos. Para ele, o momento foi de aprendizado. “Eu aprendi muito aqui e a vontade de ser cada vez mais sustentável, aumenta. Diante as ideias, vou conhecer até novas metodologias e parceiros, como pessoas para reciclar e para fazer compostagem”, contou.


Livia explicou que um dos objetivos é mostrar que, apesar de serem atividades diferentes, elas convergem. “A ideia é impactar, mostrar esses dois lados, oportunizar a palavra para essas pessoas. No final, nós vemos que são complementares. Outra coisa que é importante para nós também é o momento de dar a fala para todos. É muito importante que entendam que os dois convidados são incríveis, mas que todos nós somos também, somos agentes de transformação e merecemos ser ouvidos”, disse.

Uma série de atividades vêm sendo realizadas durante os dias da Semana Lixo Zero. A catadora Cleide, que é voluntária na organização da semana, explicou a importância da programação do sábado na Coomarp. “Foi bom, porque teve pessoas que não conheciam uma cooperativa e ficaram conhecendo. E daqui saiu proposta de a Redesol mobilizar em prédios e empresas para separação de resíduos”, contou.

A atividade da Semana Lixo Zero possibilitou aos participantes conhecer o processo produtivo da Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha Ltda (Coomarp Pampulha). Todas as etapas, que envolve triagem, enfardamento e comercialização, foi explicada pelas catadoras.


Para o economista Julio Carepa de Souza foi momento para aprender sobre a destinação dos materiais. “Foi muito informativo estar presente aqui para conhecer um pouco mais da realidade de algo que está muito próximo da nossa vida e faz parte da nossa rotina, que é produzir todos os resíduos que estão vindo pra cá, mas que geralmente a gente não conhece a destinação ou não acompanha”, disse.

A embaixadora Lixo Zero BH, Clarissa Viana, contou que a atividade na cooperativa foi programada com objetivo de informar. “Muitas pessoas têm a curiosidade de ver como é um galpão, como descartar. Então a visita técnica foi importantíssima para as pessoas verem como é realizado o trabalho para que elas possam separar melhor e também para proporcionar o contato com os catadores”, explicou.