17 de fevereiro de 2021

Central de Recebimento de Vidro da Redesol destinou mais de 937 toneladas para indústria, em 2020

Volume é referente ao período de janeiro a dezembro de 2020 (Imagem: Redesol)


Apesar dos impactos da pandemia nas atividades dos catadores de materiais recicláveis, a Central de Recebimento de Vidro da Redesol manteve seu funcionamento a todo vapor em seu primeiro ano de existência. De janeiro a dezembro, o empreendimento localizado no Bairro São Salvador, região Noroeste de Belo Horizonte, destinou mais de 937 toneladas de vidro para a indústria recicladora.

A estrutura disponível no galpão foi determinante para a continuidade do trabalho com segurança. O piso principal está a um nível acima do local das caçambas, onde o vidro é despejado, funcionando como uma plataforma. Isso possibilita que todas as cargas do material que chegam ao galpão sejam despejadas diretamente nas caçambas, não sendo necessário o manuseio do vidro pelos catadores da unidade.

Estrutura foi fundamental para continuidade do trabalho (Foto: Redesol)

Esse fato possibilitou que a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), continuasse com a coleta e destinação das cargas de vidro. Para a rede foi determinante para manter a parceria de logística reversa com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), como apontou a presidente da Redesol, Ivaneide da Silva Souza.

“A continuidade do recebimento do material foi o que nos ajudou a não encerrar as atividades e a ter condições de custear nossas despesas operacionais nesses tempos de pandemia. E possibilitou também continuar atendendo a parceria que temos com a Abrabe, algo que é muito importante para nós”, disse.

Se o primeiro ano de funcionamento foi voltado para a estruturação das atividades no local, os planos para 2021 são transformar o que hoje é uma unidade de recebimento em uma central de beneficiamento de vidro. “Algumas metas do ano passado foram realizadas com sucesso. Estamos vislumbrando agora a ampliação dos nossos serviços, além adquirir equipamentos que nos possibilite fazer a seleção e limpeza dos vidros que chegam no galpão”, contou Ivaneide.

Galpão está localizado na Rua Lume, nº 268, Bairro São Salvador