15 de março de 2021

Reuniões virtuais possibilitam a continuidade dos encontros durante pandemia

Imagem: Divulgação/Redesol

O distanciamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19, não mudou apenas as regras de segurança do trabalho dos catadores, alterou também o formato dos encontros na qual estão inseridos. Nesse período, as discussões políticas, seja com a temática de resíduos sólidos, economia solidária ou empoderamento feminino, aconteceram virtualmente, com intuito de manter os grupos unidos e mobilizados em um momento tão delicado para todos.

A principal ferramenta foi o celular. Grupos no WhatsApp se multiplicaram para comportar os assuntos, enquanto as reuniões pelo Google Meet entraram na rotina. “Organizamos uma forma diferente de fazer nossa política, por meio das lives”, disse a catadora presidente da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli-Barreiro), Silvana Assis Leal.

No início, com a interrupção das atividades nos galpões, uma força tarefa se uniu para contribuir com os catadores. A cooperada da Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha Ltda (Coomarp Pampulha), Cleide Maria Vieira, contou que as reuniões aconteceram com mais frequência nesse período. “Tivemos uma grande movimentação com vários grupos para levantar ajuda para nós. Podemos ver também como nosso trabalho é valorizado por várias pessoas”, apontou.

Uma das tarefas mais importantes foi a articulação com a prefeitura da capital durante todo esse período de pandemia. Nesse ponto, o Fórum Municipal Lixo e Cidadania foi sempre presente. “O espaço online foi muito utilizado para discutir com a prefeitura os rumos do contrato de prestação de serviço que havia sido firmado alguns meses antes da paralização. Nos oito meses, foi um diálogo de muito êxitos, estabelecemos um contato permanente”, disse Silvana.

Foto: Diego Cota/Redesol
 
“Foi uma época que nós fomos em busca de parceiros. Ter ficado esse tempo todo em casa não foi nada bom, mas não ficamos desamparados, tivemos muito apoio.” - Silvana

Foto: Diego Cota/Redesol

“Quanto ao GT de mulheres, tivemos uma mudança radical e conseguimos alinhar nossos encontros virtuais. Isso nos fortaleceu muito, mesmo estando distantes.” - Cleide