31 de maio de 2021

Unicicla prepara volta do Fórum Lixo e Cidadania regional

Fórum foi espaço de conquistas para os catadores nos últimos anos (Fotos: Diego Cota/Redesol)

Os Fóruns Lixo e Cidadania promovidos pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), filiada da Redesol, nas cidades de Nova União e Bom Jesus do Amparo estão próximos de serem retomados. Com atenção aos protocolos da Onda Vermelha que vigoram nos municípios, em decorrência da pandemia, o objetivo da associação é promover o encontro presencial, limitado a poucos participantes, e sua transmissão online.

De acordo com o presidente da Unicicla, Anderson Viana, retomar as discussões envolvendo a gestão de resíduos é necessária para apresentar as pautas à novos gestores, como é o caso de Bom Jesus do Amparo. “Agora nós estamos em uma nova gestão pública, em alguns lugares com novos prefeitos. Temos que mostrar para eles, por meio do diálogo, a importância da coleta seletiva e do trabalho dos catadores para o desenvolvimento sustentável dessas cidades”, contou.

A possibilidade de voltar com as reuniões se deu por meio da articulação de entidades apoiadoras dos catadores junto com o Ministério Público de Minas Gerais. Segundo Anderson, o objetivo é alcançar um número maior de participantes. “A gente pretende retomar a discussão cumprindo os protocolos de segurança, que garante que podemos nos reunir em até 30 pessoas, em um local bem ventilado. A ideia é fazer também de forma virtual, usando a tecnologia da videoconferência. Com isso, objetivamos que mais pessoas possam participar remotamente”, disse.

A filiada da Redesol está presente em Bom Jesus do Amparo e Nova União e, há alguns anos, contribui com a promoção da conscientização ambiental na cidade de Taquaraçu de Minas.