31 de maio de 2021

Em novo galpão, Associrecicle-BH se prepara para receber esteira do Programa Avançar Cidades

Galpão mais amplo possibilitou maior autonomia para catadores (Fotos: Diego Cota/Redesol)


Os últimos meses têm sido de mudanças para os catadores da Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle-BH), filiada da Redesol. Depois de muito tempo atuando em um galpão pequeno para o volume diário de trabalho, o empreendimento mudou de localidade, para um espaço mais amplo e ideal para a atividade. E as novidades não param por aí. Ainda neste ano, a associação será contemplada com uma esteira, por meio do Programa Avançar Cidades.

O local anterior, no Centro de Belo Horizonte, era propriedade de uma empresa privada, razão que não possibilitava uma autonomia completa da Associrecicle. Segundo a catadora Adenilia Aparecida Portela, a mudança já deu resultado positivo. “Eu achei importante estar num espaço que é nosso. Ainda estamos nos adequando à logística, mas a produção já aumentou. É bem melhor, porque podemos trabalhar com mais calma e disposição”, contou.

 

O fato vai refletir também no volume de materiais recicláveis vindo da coleta seletiva municipal. Antes, o empreendimento recebia apenas a coleta dos Pontos Verdes, duas vezes por semana. “Com um local maior, a prefeitura vai elaborar um novo projeto incluindo a Associrecicle. Vamos receber os recicláveis da coleta porta a porta igual as outras associações e cooperativas da cidade”, disse a catadora e vice-presidente da Redesol, Fabiana da Cruz Ovídio.

O novo endereço da associação é na Rua Íris Alvim Camargos, número 2.868, Bairro Jardinópolis.

Catadores se preparam para alteração no modo de produção

Acostumados com o trabalho de triagem realizado diretamente no chão, os catadores da associação estão próximos de uma readaptação, pois vão receber uma esteira, por meio do Programa Avançar Cidades. A alocação do equipamento no espaço foi apresentada aos catadores pelo assessor técnico da Redesol, Lelis Fonseca.

Catadores decidiram melhor alocação para equipamento no espaço do galpão

Ela vai trazer uma nova forma de trabalhar o reciclável e vai oferecer melhor ergonomia nas jornadas diárias, como avaliou o catador Denílson Portela. “A esteira vai tirar um pouco de desgaste físico das pessoas que vão trabalhar nela, pois não vão precisar ficar abaixando e levantando toda hora. Agora é só a gente modificar as coisas para encaixar a esteira e trabalhar melhor ainda”, afirmou.

Essa é mais uma mudança em pouco tempo na Associrecicle. “As expectativas são as melhores. Vai ser uma realidade diferente, que nós não estamos acostumados a fazer. Foi igual mudar de galpão. Tivemos que lidar com a diferença, mas agora estamos acostumando”, avaliou Fabiana.