Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG |
Os catadores do estado tiveram um encontro especial com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Ele recebeu os representantes da categoria para um café da manhã, na terça-feira (14/12), na Cidade Administrativa. Os catadores destacaram a aproximação da administração estadual, celebraram o pagamento do Programa Bolsa Reciclagem e falaram das principais pautas de interesse da categoria. Representantes da Redesol estiveram presentes.
O café da manhã na sede do governo é realizado todo mês com uma categoria de trabalhadores. Com os catadores, Romeu Zema destacou a importância da atividade. “É um prazer recebê-los aqui. Considero a função de vocês muito importante, pois desempenham um trabalho que merece a valorização e o respeito da sociedade e do Governo”, disse.
Ele falou sobre a situação dos aterros e lixões e destacou a ampliação de programas de coleta seletiva como solução para o destino ideal dos resíduos. “Temos um problema sério no Brasil que é a questão dos aterros sanitários e dos lixões. Onde a coleta seletiva é bem feita, os locais recebem menos materiais e aquilo que viraria lixo enterrado se transforma em renda e oportunidade de trabalho”, apontou.
Bolsa Reciclagem
O programa, instituído pela Lei Estadual nº 19.823/2011, está com os pagamentos em andamento. Atualmente, está sendo quitada a parcela referente ao terceiro trimestre de 2021. Ele havia sido paralisado em 2017 e foi retomado em 2019.