3 de janeiro de 2022

Coomarp Pampulha realizou projeto piloto de oficina de artesanato e costura

A expectativa é de prosseguir com a oficina em 2022 (Fotos: Diego Cota/Redesol)

A Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha Ltda (Coomarp Pampulha), filiada da Redesol, realizou, em novembro, o projeto piloto da Oficina Transformar Veste-Reverte, que visa oferecer capacitação de costura e artesanato para confecção de ecobags aos catadores e seus familiares e para pessoas em vulnerabilidade social. O projeto tem parceria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da costureira Linda Rodrigues, do Repensando Hábitos.

A princípio, a ideia era atender catadores que haviam se aposentado e filhos dos cooperados. “Os que se aposentavam iam pra casa e começavam a apresentar depressão porque não tinham nenhuma atividade. Já os filhos dos catadores costumam ser assediados pelo tráfico. Por isso, nós começamos a pensar num modelo de negócio que poderia inserir essas pessoas”, contou a catadora da Coomarp e presidente da Redesol, Ivaneide da Silva Souza.

Registro do primeiro dia de oficina na Coomarp Pampulha

No projeto piloto, a oficina teve como alunas pessoas que haviam saído da situação de rua. Ela teve esse formato após uma equipe da assistência social da Regional Noroeste procurar a Coomarp com intuito de incluir essas pessoas em uma atividade. Uma das alunas foi Thais Cristiane Nonato, que se destacou pelo empenho. Tanto que foi incluída pela cooperativa no corpo de cooperados.

“É uma oportunidade diferente pra quem saiu da situação de rua. Tá sendo um renovo de novo. É melhoria, profissão, é independência. É a oportunidade que a Coomarp me deu. É muito bacana você sair de manhã e falar ‘Poxa, eu vou trabalhar’, é uma independência sua, não é virtual ou imaginário, é a vida real, é a minha vida”, disse Thais.

Para Thais, foi um oportunidade de começar uma nova fase da sua vida

Durante o mês de oficina, foi ensinado os princípios básicos do corte e costura, uso da máquina e a costura manual. Segundo a instrutora Linda Rodrigues, as aulas tiveram como objetivo ensinar de uma forma simples. “Busquei traçar um perfil para que elas pudessem aprender desde o início, qual é a diferença de uma linha para outra, as questões de medições, de régua, fita métrica, a importância de a gente fazer com o que temos em mãos, pois muitas vezes precisamos de uma alternativa criativa para a solução de um problema”, contou.

Linda Rodrigues explica às alunas sobre corte

Para Ivaneide, o projeto superou as expectativas. “Deu um resultado positivo além do que a gente esperava. Agora precisamos estruturar um pouco mais, trazer apoio da assistência social, envolver mais os órgãos da prefeitura nesse projeto pra que a gente consiga ampliar, não só na Coomarp, mas em outros espaços que enfrentam os mesmos problemas que a gente tem”, avaliou.


Equipe da assistência social da Regional Noroeste/PBH após reunião na Coomarp, em outubro de 2021

Ecobags idealizadas per Linda Rodrigues, do Repensando Hábitos