3 de janeiro de 2022

Redesol visa expansão da coleta de vidro com aquisição de novas caçambas

Foto: Diego Cota/Redesol

Os dois anos de trabalho focado no vidro realizado pela Central de Recebimento de Vidro da Redesol superaram as expectativas. É uma atividade que dá certo. Por isso, visando aumentar a capacidade produtiva e o início do trabalho de coleta do material nos empreendimentos filiados, a rede adquiriu mais quatro novas caçambas para agilizar a logística.

Com elas, agora serão seis unidades que permitirão a coleta nos empreendimentos de maior volume entre as filiadas. Assim como com outros tipos de materiais recicláveis, a rede tem como objetivo centralizar a produção dos catadores para a comercialização em rede e, consequentemente, agregar melhor valor com a venda direta à indústria.

Segundo a presidente da Redesol, Ivaneide da Silva Souza, essa é uma fase de investimento na estrutura operacional da Central de Recebimento de Vidro para que ela possa se tornar um local de beneficiamento, como previsto no plano de negócio para o material elaborado pela rede no Projeto Cataforte III, aprovado pela Fundação Banco do Brasil.

Atualmente, os resíduos vítreos comercializados pelos catadores não são beneficiados. Seu beneficiamento proporciona ganho até três vezes maior na comercialização. A evolução do trabalho em rede promove o protagonismo dos catadores na cadeia da reciclagem, com melhoria na renda e maior transparência nas operações.