1 de setembro de 2018

V Encare abordou atenção à saúde do catador e avanços da Redesol MG

Encare é realizado anualmente pela Redesol MG (Fotos: Diego Cota)

A Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG) realizou o V Encontro de Catadores da Redesol MG (Encare), no sábado (25/08), na sede do Sindieletro-MG, em Belo Horizonte/MG. Ao longo do dia, os catadores dos empreendimentos filiados discutiram temas como saúde ocupacional e avanços alcançados na economia circular.

A presidente da Redesol MG, Ivaneide da Silva Souza, contou sobre a importância da realização do Encare. “Representa um momento para reflexão, planejamentos, debates e apresentações dos resultados das ações. É um espaço de troca de experiências, de conhecer e reconhecer os avanços, de comemorar e confraternizar com todos os catadores filiados e seus parceiros”, disse.


Saúde do catador da rede em destaque com o Projeto Cuidar


As atividades do dia começaram com a devolutiva dos resultados do Projeto Cuidar, iniciativa desenvolvida pela rede global WIEGO (Mulheres no Emprego Informal: Globalizando e Organizando). Por meio dele, foi realizado um mapeamento sobre a saúde do catador e a relação com as condições de trabalho em cinco empreendimentos filiados à rede: Associrecicle BH, Coomarp Pampulha, Coopersoli Barreiro, Ascar e Unicicla.

Pesquisa mapeou as condições de saúde dos catadores

Coordenadora do projeto, Sonia Dias relembrou que o Cuidar surgiu depois de um grupo temático sobre a saúde nos galpões realizado no III Encare, em 2016. “O encontro é um momento decisivo da história de vocês”, disse. Ela aprovou a forma como o público interagiu durante as apresentações. “Foi muito bonito ver os sorrisos e olhos brilhantes dos catadores e a participação ativa deles”, disse.

Grupo Parangolé foi responsável pela facilitação das temáticas. “A arte-mobilização tem sido uma poderosa ferramenta nos projetos da WIEGO para provocar reflexão e envolvimento", disse Sonia Dias
A vice-presidente da Redesol MG e presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo (Acamares), Marli Beraldo, destacou a construção coletiva da pesquisa. “Ficamos felizes ao voltar em um encontro com o resultado concreto de um estudo que fizemos juntos. O Projeto Cuidar é uma ferramenta para entendermos nossa saúde, a gente se enxerga nele”, afirmou.

Em Nova União, o levantamento feito pelo Cuidar foi fundamental para sensibilizar os gestores públicos durante o processo de contratação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), como contou o diretor Anderson Viana. “Foi importante. Prefeitura e Ministério Público elogiaram o assessoramento da WIEGO sobre a saúde dos catadores. Nós temos que valorizar essa importante ferramenta”, disse.

O Projeto Cuidar tem a capacidade de empoderar o catador para a construção de políticas públicas, tendo em vista a saúde ocupacional, como apontou a pesquisadora da iniciativa, Fabiana Goulart. “É importante que os catadores se apropriem dos dados levantados e comecem a pensar no cotidiano da atividade para poder discutir nos municípios e nos estados uma política pública com qualidade”, sugeriu.

Resultados do Programa Novo Ciclo destacam sucesso da intervenção na Redesol MG


Entre os temas discutidos, os catadores tiveram a oportunidade de se informarem sobre os resultados da intervenção do Programa Novo Ciclo, na Redesol MG, que tem como objetivo principal proporcionar a comercialização direta dos empreendimentos de catadores de materiais recicláveis com a indústria recicladora. Foi feito um balanço das atividades do primeiro semestre de 2018.

Além dos resultados práticos já alcançados, como a venda de cargas conjuntas para a indústria, uma das ações do programa é preparar as cooperativas e associações para um melhor processo produtivo, por meio de oficinas. Um dos empreendimentos que receberam a atividade foi a Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli Barreiro).

Catadoras da Coopersoli Barreiro contaram os avanços com a intervenção do Novo Ciclo

Segundo o técnico da Redesol MG no Programa Novo Ciclo, Lelis Fonseca, a ação foi o primeiro desafio, a pedido da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). “Foram feitas oficinas e a primeira foi uma de 5S de organização da produção. Conseguimos reorganizar o grupo. A Coopersoli funcionava em dois turnos, com duas turmas. Agora ela trabalha em turno único. É uma cooperativa só”, contou.

Outro avanço da Redesol MG é a articulação realizada nos municípios de Sabará, Caeté, Nova União, Taquaraçu de Minas e Bom Jesus do Amparo. Eles integram a Rota 381, uma iniciativa planejada pela rede para providenciar a comercialização conjunta dos empreendimentos, além do desenvolvimento de programas de coleta seletiva nas cidades.

A integrante da equipe de inovação do Programa Novo Ciclo, Maiza Lacerda, destacou o papel do catador e o potencial da rede. “O catador, dentro de todo esse processo, é peça fundamental. É o ator principal de tudo que é feito. Na Redesol MG, há uma boa qualidade de material e um volume interessante para o mercado. Há também um impacto ambiental positivo devido a isso”, apontou.

Advogados da Conafe Contabilidade esclareceram aos catadores quanto ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

Leonardo Costa, da Coomarp Pampulha, explicou aos presentes o passo a passo para emitir nota fiscal de acordo com o manual elaborado pela Redesol MG sobre suspensão de PIS/Pasep e Cofins

Na ocasião, a Redesol MG promoveu a campanha "Avançando para um Novo Ciclo", que contou com a apresentação de um vídeo com os avanços da rede dentro da iniciativa. Veja aqui